Transportes
Transporte é o conjunto de meios e vias de comunicação (carros-estrada, comboio-linha ferra, barco-água, avião-ar)
-É o meio de deslocação de pessoas e bens de um lugar para outro para satisfação de necessidades pessoais;
-É o conjunto de vias (aerias, ferroviárias, marítimas, estradas, ar);
-É o conjunto de meios de comunicação (material rolante, material técnico e instalações(aeroportos, porto).
-É o meio de deslocação de pessoas e bens de um lugar para outro para satisfação de necessidades pessoais;
-É o conjunto de vias (aerias, ferroviárias, marítimas, estradas, ar);
-É o conjunto de meios de comunicação (material rolante, material técnico e instalações(aeroportos, porto).
Tipos de Transportes
1-Terrestre-rodoviário e ferroviário
2-Aquáticos-marítimos e fluviais
3-Aéreos e Teleféricos
4-Autoviarios-estes estão ligados aos óleos dutos e gases dutos.
1-Terrestre-rodoviário e ferroviário
2-Aquáticos-marítimos e fluviais
3-Aéreos e Teleféricos
4-Autoviarios-estes estão ligados aos óleos dutos e gases dutos.
Na Europa estes percorrem milhares de quilômetros. Em Moçambique é chamado paplaine(pipiline).
Cada tipo de transporte tem sua própria via de comunicação.
Cada tipo de transporte tem sua própria via de comunicação.
Comunicação é a transferência ou acto de enviar, difundir e receber informações de um lado para outro através desses temas de telecomunicação.
No sentido Lato, a comunicação é o meio de enviar pessoas, arquivos, bens, palavras faladas e escritas, ideias ou informações de um lugar para outro. Neste sentido conclui-se todas as vias de transportes(estradas, linha ferras, ar, água) e as formas de comunicação a distância (telefone, televisão e telefax).
No sentido Lato, a comunicação é o meio de enviar pessoas, arquivos, bens, palavras faladas e escritas, ideias ou informações de um lugar para outro. Neste sentido conclui-se todas as vias de transportes(estradas, linha ferras, ar, água) e as formas de comunicação a distância (telefone, televisão e telefax).
O Transporte no Passado
A principal forma de deslocação que o homem usava antes era a força humana(pé), a força de tração animal, as correntes da água, a força do vento, transporte a cabeça, o cavalo, o boi, burro e o camelo-até agora ainda usados em várias partes do mundo. A revolução e evolução dos transportes começou no século XIX com a aplicação de máquinas a vapor.
Importância do Transporte
-Carregamento e distribuição das forças produtivas de um lugar para o outro;
-Aproxima civilizações, culturas, trocas de experiências, hoje o mundo e mais pequeno e redigido por causa do desenvolvimento do transporte, aproxima povos e contribuí para integração dos grupos sociais;
-Facilita as trocas comerciais e é fontes de emprego de população;
-Transporte de passageiros e mercadorias de um lugar para outro;
-Estimula o intercâmbio cultural e aumenta o turismo;
-Difundem técnicas, ideias e culturas, civilizações;
-Favorece a disposição geográfica das atividades económicas.
-Aproxima civilizações, culturas, trocas de experiências, hoje o mundo e mais pequeno e redigido por causa do desenvolvimento do transporte, aproxima povos e contribuí para integração dos grupos sociais;
-Facilita as trocas comerciais e é fontes de emprego de população;
-Transporte de passageiros e mercadorias de um lugar para outro;
-Estimula o intercâmbio cultural e aumenta o turismo;
-Difundem técnicas, ideias e culturas, civilizações;
-Favorece a disposição geográfica das atividades económicas.
Transporte Rodoviário
Antes da revolução industrial os principais tipos de transportes utilizados eram a força física do homem (pé e tração animal).
Depois da revolução industrial com o surgimento da máquina ao vapor, os transportes conhecerão uma grande evolução.
O transporte rodoviário apesar de ser um dos transportes mais antigos e ter desempenhado um papel muito importante a economia este tipo de transporte sofre grande concorrência do transporte ferroviário.Esta concorrência não impede a grande complementalidade entre ambos.
Depois da revolução industrial com o surgimento da máquina ao vapor, os transportes conhecerão uma grande evolução.
O transporte rodoviário apesar de ser um dos transportes mais antigos e ter desempenhado um papel muito importante a economia este tipo de transporte sofre grande concorrência do transporte ferroviário.Esta concorrência não impede a grande complementalidade entre ambos.
Vias de Comunicação
Moçambique herdou do passado colonial uma redede vias de comunicação rodoviárias extremamente pobre (baixa) para a sua distribuição da população e potencialidades económicas.
No finais de 1972, a rede de estradas totalizava 25000 km.Desse total somente 3375 km eram de terra batida que tornavam intransitáveis na época chuvosa.
O país conta com um total de 3339 km de estradas pavimentadas em relação a 1972.
Hoje, a tendência é de melhorar e aumentar mais.
As vias de comunicação pavimentadas, as estradas de terra natural distribuem-se por todas as províncias do país com particulares destaques as províncias de Zambezia, Sofala, Tete, Nampula, Manica.A maioria dessas estradas não são transitáveis na época chuvosa, o que tem dificultando a ligação das diferentes regiões de produção a zona de consumo.
No finais de 1972, a rede de estradas totalizava 25000 km.Desse total somente 3375 km eram de terra batida que tornavam intransitáveis na época chuvosa.
O país conta com um total de 3339 km de estradas pavimentadas em relação a 1972.
Hoje, a tendência é de melhorar e aumentar mais.
As vias de comunicação pavimentadas, as estradas de terra natural distribuem-se por todas as províncias do país com particulares destaques as províncias de Zambezia, Sofala, Tete, Nampula, Manica.A maioria dessas estradas não são transitáveis na época chuvosa, o que tem dificultando a ligação das diferentes regiões de produção a zona de consumo.
Sem comentários:
Enviar um comentário